sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os Vírus

Vírus são programas ou pedaços de programas que, ao correrem num dado computador, efectuam operações fora do controlo do utilizador com o intuito de o surpreender ou mesmo prejudicar, podendo ir ao ponto de danificar partes do computador. Apagar ficheiros ou directórios, abrir janelas com informações incorrectas, enviar emails indevidos, contendo vírus ou informações erradas, inutilizar dados e dispositivos são alguns exemplos das maléficas operações realizadas pelos vírus. Ao correr um vírus ou um programa infectado por um vírus (um pedaço indevido desse programa) ele instala-se na memória do computador e todos os programas que correrem a seguir podem ficar infectados com o mesmo vírus. As acções  que os vírus executam podem ser programadas para uma determinada data e hora pelo que os seus efeitos podem não se sentir imediatamente.
De forma a evitar estas terríveis consequências foram criados outros programas com o intuito de descobrir todo o tipo de vírus instalados em programas ou outro tipo de ficheiros de um computador. São os chamados antivírus. Norton, Kaspersky, Trend Micro, AVG, McAfee, Panda ou Symantec são alguns dos mais conhecidos. Sempre atentos aos ficheiros que nos chegam pelo browser, pelo email, por CD ou pela PEN drive, estes autênticos "guarda-costas" do nosso trabalho informático garantem a nossa segurança, prevenindo acções fora do nosso controlo e, em caso de descuido, uma correcção dos danos efectuados.
Um dos segredos nesta matéria tem a ver com a actualização permanente dos antivírus que é necessário estar continuamente a fazer-se. Enquanto cérebros informáticos diabólicos, por esse mundo fora, vão inventando novas e criativas formas de atacar os nossos computadores pessoais, outros cérebros geniais vão criando as melhores defesas do nosso trabalho. Por isso, para estarmos bem protegidos, temos que estar a actualizar permanentemente os programas de antivírus que, normalmente são oferecidos quando compramos um novo computador. Ao fim de algum tempo o programa fica desactualizado e, normalmente, a sua actualização tem um custo que deve ser pago ao respectivo fornecedor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário